quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Meu tênis de pedalar

Assim como em outros esportes, o calçado é uma peça importante para o conforto e performance.

Muitos ciclistas usam sapatilha, um tênis com um mecanismo "clip" na sola, que se encaixa em um pedal específico para este fim, mantendo o pé preso ao pedal. A vantagem deste sistema é um melhor aproveitamento da musculatura da perna, pois além de pedalar "para frente", pode-se "puxar" o pedal e obter um melhor desempenho a cada pedalada. A desvantagem é que um ciclista iniciante pode passar apuros caso precise fazer alguma manobra emergencial, pois para desprender os pés é preciso fazer um movimento que só com prática se faz automaticamente.


No meu caso - ciclista urbano que pedala de 12 a 20 km/dia e planeja seu batizado nas estradas - utilizo algo bem mais simples e prático: Um tênis Rainha Volei. É quase como estar descalço em questão de leveza e como estar de botas em questão de resistência.

Já pedalei com tênis de corrida, mas estes possuem um sistema de amortecimento de impactos, que resulta em 2 ou 3 cm de sola fofa. Pense que são 2 ou 3 cm a menos para sua perna esticar a cada pedalada. Acredite, isto faz diferença!

A vantagem do Rainha é que sua sola é fininha, coisa de 0,5cm. Como vou pedalar, não preciso que meu tênis tenha sistema de amortecimento de impactos. O tecido é aquele pano grosso dos tempos do Bamba, diferente dos tênis de corrida que são verdadeiras panelas de pressão (e chulé). Este tênis resiste até a mordida de cachorro. Outros diferenciais: seca muito rápido em caso de chuva, é mais ventilado e fácil de limpar. E ainda é extremamente confortável para andar.

Outro tênis nesta linha é o All Star, porém ele é bem mais caro (tênis modinha) e sua sola é um sabão. Se você tiver um pedal de plástico, desista dele. É bonitinho, mas não aguenta tanto tranco.

Esta experiência é pessoal, coisa que descobri no dia-a-dia nos meus nove meses de pedal. Ainda estou descobrindo muito, mas no quesito calçado, creio que me encontrei. Ou não. Há!

Bom pedal, pessoal!