quarta-feira, 30 de maio de 2018

Ciclista Urbano Sênior

Relive 'Pequeno Percurso'


Quem abandona uma atividade, seja ela qual for, sabe que retomá-la depois de muito tempo é um tanto estranho. Aquilo que era feito "sem pensar" pronuncia-se a todo momento, como se meu corpo estivesse tentando dizer: "- Ah, era pra fazer isso mesmo? Não lembrava". No meu caso, voltar a pedalar está sendo divertido, mas muito desafiador.

Hoje fiz um percurso de 15 km até o Ibirapuera. Um passeio no quintal, diria tempos atrás. Só que hoje pareceu um audax! Aquilo que eu fazia de olhos fechados, como adequar a marcha com o ritmo, me enrolei todo. As pernas, que antes nem lembrava delas, hoje arderam ao mínimo aclive. Transpirei como se fosse verão e tive que parar duas vezes, pois o suor entrava no olho e ardia. Confesso que até para redigir este texto está mais difícil, pois eu abandonei não só a bicicleta, mas este blog também.

Na minha época de pedal diário, eu me achava fraco. Via outras pessoas batendo 80km numa tacada só e achava que eu, por aguentar no máximo 50, era fraco, mole. Só olhava o que não conseguia, sem me dar conta do que eu era capaz.

Hoje percebi o quanto era forte. Conhecia o meu corpo e limites, sabia o meu ritmo e não tinha medo de ir longe. Esse percurso de 15 km não me cansava ou doía em momento algum. No máximo respirava mais forte em alguns trechos. De fim de semana atravessava a cidade sem medo, a passeio. Ontem eu subi da Sta Cecília até o Paraíso e pareceu o Everest, tamanho o sofrimento.

Passei a respeitar muito mais quem eu era, e pretendo voltar naquele nível que eu achava que não era bom. Pedalar olhando pro horizonte, e não para as pernas. Encaixar a marcha certa sem precisar pensar nisso. Pedalar sem torcer pro próximo farol fechar.

Longe de querer ser um atleta galático, mas um Ciclista Urbano Sênior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário