segunda-feira, 31 de março de 2014

Um ano de pedal, em números.


Passado mais de um ano desde que voltei a pedalar, resolvi fazer um cálculo rápido. O resultado me impressionou positivamente, e me fez pensar em muita coisa. Me perdoem se errei algum dado, sou péssimo em Matemática.

Período considerado: 10/2/2013 a 10/2/2014
Total de dias: 366 (ano passado foi bisexto);
Dias úteis: 253;

Posso considerar que em todos os dias úteis usei a bicicleta. Houveram alguns dias que usei outros modais, mas sempre compensei com as pedaladas de fim de semana.

Custos
Considerando o meu trajeto mais curto ida+volta - 12 km:
- Pedalei no 3.036 km no período.

Meu carro fazia em média 10 km/litro:
- Teria que ter comprado 303.6 litros de combustível.

• R$607,20 em álcool (R$ 2/L)
• R$ 910,80 em gasolina (R$ 3/L)

Tempo e economia
Bicicleta: considerando que gasto 1 hora por dia (30 minutos por trecho):
Pedalei o total de 253 horas - 10,5 dias pedalando.
Carro: considerando 2 horas diárias (1 hora por trecho):
Seriam 506 horas - 21,1 dias dentro do carro.

Pensando nestes números, vejo que minha escolha pela bicicleta foi bem proveitosa. Em um ano, economizei quase R$1000,00 em combustível e ainda deixei de ficar parado no trânsito, ganhando quase 11 dias de tempo livre no ano.

Se eu considerar que roupas menores custam menos, a perda de peso por conta da atividade física também me proporcionou economia.

Este pequeno cálculo mostra que muitas de nossas reclamações cotidianas são por falta de planejamento de nós mesmos. Falta de tempo? Sem espaço na agenda para cuidar do corpo? Dinheiro "some" da conta?

Pedale! Gire um pedivela que você economiza tempo, combustível e dinheiro! Ainda ganha mais horas para estar com quem você ama, nem que seja com você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário