sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mobilidade urbana

Às vezes nos prendemos ao que estamos acostumados e não enxergamos alternativas.

Minha noiva mora em Guarulhos, 40km de minha casa. Tem alguns domingos no mês que eu passo o dia na casa dela. Sempre fui de carro, por achar muito arriscado encarar marginal e Dutra de bike. Mas chegar lá pedalando sempre foi um desejo.

Nesta semana resolvi estudar o mapa da cidade para tentar encontrar uma rota segura. Olhando bem, descubro uma estação de trem próxima ao bairro dela. Linha Brás > Calmon Viana, estação Ermelino. O engraçado é que sempre pensei que o bairro de Ermelino fosse muito mais longe do que Cumbica, onde minha noiva mora. Da estação até a casa dela são apenas 5 km.

Neste feriado de 1º de Maio eu fiz o teste. Embarquei no metrô perto de casa e cheguei em aproximadamente 2 horas, uma a mais do que usando o carro. Porém economizo 1/4 de tanque de gasolina e ainda pedalo por lugares novos.


O bom é que a avenida da estação acompanha a linha do trem. Posso prolongar o passeio por uns km e embarcar algumas estações à frente. Mas o plano pras próximas vezes é de voltar pedalando até a zona sul, pelas entranhas da cidade.

Infelizmente a CPTM permite bicicletas nos trens apenas aos domingos, salvo se for uma dobrável dentro de um case. Mas ainda assim é uma "mão na roda" deixar o carro na garagem também no fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário