Estranhou o título desta postagem?
Não deveria. Falo por experiência própria que a bicicleta é a melhor porta de entrada para uma vida mais saudável.
Entenda: vida saudável é ter saúde, não ter um corpo definido.
Tem muito marombado morrendo cedo e muito gordinho indo longe.
Quando você consulta qualquer personal trainer, afim de melhorar o seu condicionamento, é quase unanimidade entre eles te botarem pra correr. Tipo você pedir um prato num restaurante e o garçom já te empurra a bebida, sabe? Pouco critério, muita irresponsabilidade. Alguns até pedem para você passar num cardiologista primeiro, mas nenhum que eu saiba te aconselha a conversar com um ortopedista. Apenas perguntam se você tem problema nas pernas e só.
Muita gente tem problema ortopédico e não sabe! Pisam pra dentro, ou pra fora. Alguns tem problemas de joelho ou coluna. Acham que apenas um tênis adequado resolve.
Não é porque não dói, que está tudo bem.
Daí o
A pessoa fica com o joelho ou o pé lesionado e se sentindo culpado, fraco. Crê que a culpa por sua condição é apenas sua. Parte pra fisioterapia numa piscina, aos poucos volta e fica apenas na caminhada. Fim.
Gente, o ciclismo (utilizando uma bike na sua medida) é um esporte com baixo risco de lesões, comparado a corrida. Com exceção do ombro e da lombar, não há impacto nas articulações. E há a possibilidade de utilizar bicicletas com pneus 'balão' e garfos com amortecedor, que diminuem o stress nessas áreas. E você não ficará limitado a voltinhas no quarteirão: em pouco tempo você terá preparo para rodar sua cidade se exercitando.
Comparando com a corrida, ao pedalar você também ganha condicionamento físico, de maneira progressiva e muito mais prazerosa, afinal qualquer passeio pode ser considerado um 'treino'. No primeiro dia pode doer um ou outro músculo da coxa, dormência na mão, fôlego fraco, mas você poderá fazer tudo de novo no dia seguinte ou na mesma semana. Quando menos perceber, estará muito mais disposto,saudável e o principal: feliz.
Esses dias vi uma sequência de vídeos de um cara que foi até a capital do Paraguai pedalando. Na primeira pernada, ele foi até Londrina, no Paraná. 700km numa pernada só, praticamente! Me impressionou quando ele apareceu na tela: um gordinho, com preparo físico de atleta!
Eu mesmo estou acima do peso e pedalo. Já fui mais ousado, hoje pedalo 10km por dia e encaro uma subida que me deixa cada mais resistente cada vez que venço ela. Se eu fosse correr, com meu sobrepeso, estaria detonando meus joelhos, coluna, pés... e com a bike não, eu rodo a cidade e no máximo paro pra recuperar o fôlego ou descansar a bunda do selim. Vou na farmácia, padaria, trabalho, lanchonete, igreja... tudo sobre duas rodas.
Portando, meu amigo godrinho, não tenha medo: bicicleta é esporte de gordo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário