quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pedalando de forma adequada.

Não é qualquer bicicleta que se encaixa a seu corpo. Cuidado: Você pode estar com a bike certa, mas ajustada de forma errada.

Apesar de existirem inúmeros artigos sobre como ajustar sua bike, senti a necessidade de dar meu palpite. Por que? Bem, desde que a Mocinha virou Brisa, venho tendo dificuldades para encontrar minha posição ideal para pedalar. Pudera, saí de um quadro tamanho 17 para um 21 e ajustei tudo no olho. Posicionei o guidão lá no alto e o selim, idem. Resultado: sempre terminava o pedal incomodado com dormência ou dorzinha em alguma articulação.


Bikefit

Bikefit é um processo no qual um profissional tira várias medidas de seu corpo e adapta a bike a ele. Na verdade, ele indica a bike ideal para seu corpo, de acordo com o uso que você fará dela. A mesma bike pode ter ajustes diferentes caso você faça moutain biking ou apenas a usa no dia a dia.

Acontece que um bom profissional de bikefit é difícil de encontrar, fora o valor. Então o ciclista médio (olha eu aqui!) acaba tendo que recorrer à internet para ter pelo menos uma noção de como escolher/ajustar uma bike para si. Não é o ideal, mas ajuda.

Fiz meu bikefit online há pouco mais de um ano, neste site: nograu.com.br e lá obtive medidas para a altura do selim e top tube efetivo (top tube + mesa). 

Para as minhas medidas, a sugestão foi um quadro tamanho 18, quase 19. A Mocinha era 17. O que tive que fazer? Comprar um canote enorme e caro, de 45cm (no mercado vc encontra no máximo até 40cm) e uma mesa longa, para distanciar o guidão e dar a medida.

Depois que troquei o quadro Soul por um Vzan tamanho 21 (bem maior), eu simplesmente transplantei todos os componentes e montei. As únicas peças que comprei foram o canote (cano que vai o selim), sua abraçadeira e uma caixa de direção.
Mocinha e Brisa.
Só que um quadro maior, todas as medidas cresceram! Passei os últimos três meses ignorando minhas medidas e como disse, ajustei tudo no olho. Esta semana isso me incomodou demais. Deixei a preguiça de lado, tirei minhas medidas novamente e o susto: Estava usando o selim 5cm mais alto e a mesa 4 cm fora do ideal.

Caramba! Pedalei três meses de forma perigosa, pondo em risco minha coluna, joelho, bolas… minha sorte é que só tenho ido ao trabalho, o que dão 12km diários, divididos em 2x. Salvo um rolê que fiz pela Lapa e Villa-Lobos há duas semanas (40km), não rodei muito. Ainda bem!

Hoje ajustei a bike e fiz meu trajeto. Estranhei um pouco o banco mais baixo, portanto subi 1cm (a margem recomendada é até 2cm para mais ou para menos) e ajustei a inclinação do guidão. Pude sentir menos pressão nas costas e no punho. Nada adormeceu. Quando chegava em um farol, era mais fácil colocar o pé no chão, além de ter ficado mais fácil montar e desmontar da bike. Quanto à estética, os componentes do guidão ficaram menos inclinados e até o caos que são os conduítes ficaram menos assustadores. Pude sentir melhora imediata no pedalar, até me motivou a fazer uns rolês mais longos, como nos velhos tempos.

Portanto, se você for comprar uma bike ou fazer qualquer ajuste na sua, tenha sempre em mãos as medidas de seu bikefit, mesmo que este básico online. E procure refazê-lo regularmente, afinal, pedalando se emagrece e ganha massa muscular - seu corpo mudará!

Bom pedal,

Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário