segunda-feira, 23 de março de 2020

Pedalando em tempos de quarentena.


Não é novidade que devemos ficar em casa. Mas não tem jeito, uma vez que estou cuidando tanto da minha casa quanto do bem estar da minha velhinha, que mora aqui perto.

Sou o cara dos “corres”, ou seja, vou para a farmácia, padaria, mercado… e não tem meio de transporte mais seguro que a bicicleta para esses momentos. 

No carro é recomendado andar com as janelas sempre abertas e evitar o ar condicionado, para evitar o acúmulo e proliferação do vírus. Os bancos e estofamentos são lugares muito aconchegantes para eles esperarem alguém aparecer. Você pode se limpar todo ao chegar em casa, mas o carro fica lá, contaminadinho.

Já na bicicleta esses perigos são mínimos, pois o vento é constante e são pouquíssimas áreas aonde o vírus pode se alojar. 

Pneus, se você não passar em poças d'água ou lama e possuir páralamas, melhor. É um local fácil de higienizar. 

Ao final de cada viagem, esborrife álcool nas manoplas e no selim.

Lave BEM as mãos e o rosto. Sua cara transpira, e nesse suor se acumula sujeira e poluição. Limpe-se direitinho, passe álcool em gel na parte de dentro do capacete e nas partes que entram em contato com seu rosto.

Álcool em gel em todas as embalagens plásticas que trouxe, e nas alças dos sacos plásticos, principalmente se você faz compras para idosos, como meu caso.

Mas e se não tiver álcool em gel? Água e sabão. Use uma esponja para fazer espuma e limpar bem, depois enxague com um pano úmido. Tudo seca rápido e não agride os materiais. 

Minimizar o risco não o torna inexistente. Mas relaxar cobra um preço muito alto. Todo cuidado é pouco nessas horas. Saia de casa somente para o essencial, por mais tentador que sejam os dias lindos que vem fazendo. 

Vamos com fé, isso vai passar.


Em tempo: meu objetivo não é incentivar ninguém a furar quarentena para sair por aí pedalando. Saia de casa somente para o essencial, preferencialmente no microcosmos do seu bairro. Compre de pequenos comércios, gire a economia. Evite aglomerações, mesmo na farmácia. E se puder ir de bike, melhor para sua saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário